Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Empresa deve pagar horas extras para "vendedor externo"

Caso deixe de comprovar que a jornada de seu empregado é completamente incompatível com qualquer possibilidade de controle, é obrigação do empregador pagar por horas extraordinárias.

há 6 anos

O trabalho externo, previsto no artigo 62, inciso I, da Consolidação das leis do Trabalho, é possível apenas na hipótese legal de trabalho externo "incompatível" com a fixação de horário, e não quando o empregador deixa de fiscalizar jornada por livre e espontânea vontade.

A explicação é do Desembargador Arnor Lima Neto, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), que não acatou recurso da Vigor Alimentos S.A. - A empresa foi condenada a pagar horas extras ao vendedor que tinha o horário de entrada e saída controlados por necessidade de presença do trabalhador na sede da empresa no início e término da jornada, acompanhamento de roteiro por superiores hierárquicos, ligações para clientes visitados e para o próprio celular do vendedor, dentre outros.

Apesar de exercer suas atividades fora das dependências da empresa, a entrada e a saída eram controladas, já que antes de iniciar o trabalho e de retornar para casa ao fim do expediente, precisava ir à empresa para prestar contas das vendas.

Segundo o entendimento do Desembargador Relator, “a empresa não pode, em nome do suposto trabalho externo, pretender aplicar a hipótese do art. 62, I, da CLT, com o objetivo de se valer da força de trabalho do empregado em tempo superior à jornada legal e nada remunerar pelo excedente.”

n. TRT 11046-2012-673-09-00-06

  • Sobre o autorEspecialista Direito do Trabalho/Previdenciário, com parcerias em diversas áreas
  • Publicações2
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações327
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-deve-pagar-horas-extras-para-vendedor-externo/548493351

Informações relacionadas

Yuji Kyosen Shimizu, Advogado
Artigoshá 3 anos

Vendedor externo e o direito a percepção de horas extras.

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 6 anos

Teletrabalho: Reforma Trabalhista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)